10 motivos para começar a dançar

ballet_class_2_by_mrvertigo-d32tt03Na hora de escolher uma atividade física para praticar sempre surge aquela dúvida: “Qual é a melhor opção?”. O ballet clássico, com certeza, irá cumprir todas (ou a maioria) das suas exigências pois é um dos esportes mais completos que temos atualmente, e lá vão os motivos:

1. Respiração de atleta: para a realização de movimentos mais simples, como o plié, ou movimentos mais complexos como giros e grandes saltos, a respiração é fundamental para a melhor realização do movimento. Nas aulas de ballet você aprende como respirar na forma correta para não perder o fôlego no meio do movimento além de saber a hora exata de inspirar e/ou expirar o ar para não perder o foco da movimentação;

2. Postura perfeita: não podemos negar que a que passamos a maior parte do nosso dia não é nem um pouco correta, muitas vezes ficamos forçando nossa lombar ou muito tempo deitados em uma posição que ela não fique completamente encaixada, e aí vem o resultado: muita dor nas costas. O ballet te ensina a ter a postura perfeita, como colocar sua coluna no lugar, movimentando desde o quadril até os ombros, sem que isso fique desconfortável ou difícil para respirar. 

3. Músculos trabalhados: o ballet trabalha a resistência do seu corpo e como fazemos inúmeras repetições do mesmo movimento sempre pensando na postura correta, contração do corpo e respiração no momento exato, o corpo do bailarino ganha força natural à medida que vai avançando nas aulas. 

4. Queima calorias: por ser uma atividade que envolve várias coisas acontecendo ao mesmo tempo (encaixe do quadril, postura correta, respiração, contração dos músculos, leveza nos movimentos, etc.), é um esporte que queima muitas calorias. Seu corpo inteiro precisa estar conectado e atento durante as aulas, e por ser uma atividade que trabalha o corpo em conjunto, desde atividades de sustentação até saltos e giros, você vai suar muito e em breve ver muitas mudanças no seu corpo.

5. Flexibilidade: acho que não preciso falar mais nada, né?

6. Noções de ritmo e musicalidade: uma aula em que a música é um dos elementos primordiais trabalha bastante a noção de ritmo e musicalidade dos alunos. No começo é bastante difícil perceber a contagem dos compassos dentro da música ou perceber o ritmo que se deve executar os movimentos. Mas este é um trabalho a longo prazo, quanto mais se escuta, mais se pratica, melhor é o desenvolvimento. E, quando o bailarino consegue realmente ouvir e entender o que a música diz, o desempenho da dança fica melhor (e mais fácil).

7. Coordenação motora: temos que realizar sequências que vão trabalhar membros superiores e inferiores do nosso corpo ao mesmo tempo, além de toda sequência ser feita para a direita e a esquerda (tão temida por todos). Essa combinação de vários comandos ao mesmo tempo ajuda o corpo a adquirir coordenação motora e consciência corporal, tão importante no mundo da dança e na vida real. 

8. Disciplina: o ballet exige disciplina em dois pontos: dentro da sala de aula e na assiduidade. A sala de aula deve ser um ambiente de concentração, por isso, deve ser evitado conversas paralelas e brincadeiras fora de hora. Além de, para ser um bom bailarino, quanto mais treino, melhor. Então a disciplina é uma das principais características de um bailarino, tanto em relação a seu comportamento em sala de aula quanto ao compromisso e determinação em ensaiar e fazer quanto mais aula puder. 

9. Desenvolvimento da criatividade: aulas com exercícios de improviso são uma boa ferramente para melhorar a criatividade dos bailarinos. Com trabalhos individuais ou em grupos, o aluno aprende a criar seus próprios passos e sequências novas sempre tentando sair de sua zona de conforto. 

10. Novas amizades: como você deve ir ao ballet pelo menos duas horas na semana, você terá contato com aquela turma frequentemente e terão ao menos uma coisa em comum: a paixão pela dança. Amizades que começam no ballet tendem a durar por muito tempo pois pelo menos eles vão te entender quando você disser “Não posso, tenho ensaio!” porque eles irão responder: “Eu também!”. 

Por: Gabriela Botelho

Leia mais em:

http://www.minhavida.com.br/fitness/galerias/15234-sete-motivos-para-escolher-o-bale-como-o-seu-exercicio-fisico/7

http://www.royalacademyofdance.com.br/beneficios.html

Deixe um comentário